Aparecida D’Oeste recebe título de Excelência do Programa Alfabetiza Juntos SP
Excelência do Programa Alfabetiza Juntos SP

O Governo do Estado de São Paulo premiou, nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024.
Aparecida D’Oeste
Entre os municípios, destacamos Aparecida D’Oeste, onde o prefeito Izaias Sanchez recebeu o título de Excelência pelo desempenho do município no Programa Alfabetiza Juntos SP, este reconhecimento educacional da localidade é fruto da qualidade do ensino e o investimento que vem sendo aplicado pelo Poder Executivo com apoio da Câmara de Vereadores.
Alfabetiza Juntos SP
O Programa Alfabetiza Juntos SP trata de uma ação da Secretaria Estadual de Educação, que tem finalidade destacar redes municipais de ensino que se destacaram no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Prefeito Izaias Sanchez
O prefeito Izaias parabenizou todos os profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Educação, isto em razão do empenho e dedicação as crianças aparecidenses.
"Exercemos todas as nossas atribuições administrativas com muita responsabilidade e dedicação, principalmente quando falamos de educação, saúde e bem social. Sendo assim, este reconhecimento se trata de um esforço diário focado no futuro das nossas crianças. Só tenho agradecimentos à nossa Secretaria de Educação, que tem conduzido esse trabalho com dedicação, conhecimento técnico e comprometimento com a nossa educação, além do empenho da nossa Câmara de Vereadores", concluiu o prefeito Izaias Sanchez.
O evento:
O evento reuniu o secretário da Educação, Renato Feder; a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de prefeitos e secretários municipais de educação, e representantes das instituições parceiras do Alfabetiza Juntos SP, a Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Parceiros da Educação e Sesi.
Critério:
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
Secretário Renato Feder
O secretário da Educação do Estado de SP, Renato Feder, destacou que a premiação é parte de um esforço mais amplo do programa Alfabetiza Juntos SP. “Estamos trabalhando para garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026. Os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano letivo”, explicou.
Sobre o Alfabetiza Juntos SP
O Programa Alfabetiza Juntos SP, instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada aos profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino em parceria e com a colaboração da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação. Entre estas ações, temos o prazer de anunciar o lançamento do presente curso, que representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
.Objetivos:
Proporcionar para os professores alfabetizadores a oportunidade da formação continuada viabilizando a atuação focada no processo da construção de uma alfabetização, considerando a educação integral dos estudantes se apropriem da leitura e escrita alfabética articulado ao desenvolvimento de habilidades de leitura e em práticas diversificadas de letramentos;
Mobilizar e aprofundar competências e habilidades necessárias aos professores alfabetizadores, para proporcionarem qualitativamente intervenções intencionais e práticas pedagógicas atendendo a realidade heterogênea de sua sala de aula a partir de indicadores de resultado de aprendizagem.
Da Redação
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo