Agentes Comunitários de Saúde, papel fundamental na Atenção Primária à Saúde
Atenção Primária à Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham um papel fundamental na Atenção Primária à Saúde de Aparecida D'Oeste, atuando como elo entre a comunidade e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Suas principais funções incluem:
1. Vigilância e acompanhamento das famílias – Realizam visitas domiciliares periódicas para monitorar condições de saúde, identificar vulnerabilidades e orientar sobre prevenção de doenças.
2. Promoção da saúde e educação em saúde – Conduzem ações educativas sobre temas como higiene, alimentação saudável, vacinação, doenças crônicas e saúde bucal.
3. Facilitação do acesso aos serviços de saúde – Identificam necessidades da população e encaminham os usuários para atendimento adequado nas unidades de saúde.
4. Coleta e registro de informações – Alimentam sistemas como o e-SUS com dados essenciais para o planejamento das ações de saúde.
5. Apoio a campanhas e programas de saúde pública – Auxiliam na mobilização da comunidade para vacinação, combate a endemias (como dengue), acompanhamento de gestantes e controle de hipertensão e diabetes.
Em Aparecida d’Oeste, com duas equipes de ESF, o trabalho dos ACS é essencial para garantir a cobertura da população e melhorar os indicadores de saúde, incluindo os de saúde bucal.
Fonte: Rede Social Gláucia Figueiredo